Seja bem vindo!

A mais de 30 anos em prol do axé!

sábado, 4 de novembro de 2023

Oxum/Osun - Abebé (Abébé) e suas contradições!

    Muitos dogmas pairam sobre os verdadeiros propósitos e conceitos do espelho (digi) de Oxum em "solo batuqueiro". Em verdade mitológica Oxum carrega seu abebé, espécie de leque/abano de cobre (Africa), de forma arredondada, que reflete igual a um espelho (digi). Oxum é dotada de enorme vaidade e adora admirar sua beleza, utilizando-se de seu abebé ou do reflexo das próprias águas cristalinas de onde faz sua morada, nos rios e suas cachoeiras. 


    Na grande maioria, por este motivo a conotação de abebé ("abano reflexivo") ficou destorcida junto das concepções afro-brasileiras. Hoje utilizamos muito do espelho (digi) em nossos ritos, tanto nos assentamentos (Igba Orixá), como em trabalhos/ebós e, alguns até mesmo, nos ritos de "lavar a cabeça/orí" (popularmente chamado no Batuque). Ritual no qual se "liberta/rompe" a ligação espiritual do antigo sacerdote (Babá/Yá) e prepara o orí (cabeça) do consagrado para adentrar e receber sua nova família de axé (Ẹgbẹ́), seu novo sacerdote e costumes. Sendo o espelho representando e adaptado, muito bem, como um abebé. 

    Outro tabu entre os batuqueiros, se refere a questão do própio Orixá (Oxum) se refletir, admirar-se durante suas danças, manifestadas em seus consagrados, fazendo uso de seu espelho (representando seu abebé). Onde o Orixá manifestado é sempre orientado a "virar/girar" seu espelho, colocando seu reflexo para "fora" de seu rosto. Os adeptos confundem a concepção de "não reflexo da imagem", ligada a questão da vaidade humana, com a concepção propriamente dita do Orixá cumprir sua mitologia de admirar-se!
 
    A vaidade é muito zelada dentro das tradições do Batuque por nossos ancestres, desde a "ocupação no santo" (popularmente chamado), até as sagradas obrigações e retiros, onde damos alimento ao nosso orí (cabeça) e Orixás. Segundo as tradições do Batuque, todos iniciados ou consagrados, não podem fazer uso de espelho (refletir sua imagem), quando em momento sagrado de resguardo e suas respectivas obrigações de santo. Motivo pelo qual se faz uma pausa para reflexão e ligação com sua espiritualidade, se desprendendo dos vícios e valores terrenos, como hábitos de vaidade, por exemplo. Sendo coberto com pano branco todos os espelhos contidos nos espaços de uso comum dos resguardados, inclusive nos banheiros. Na questão da "ocupação do santo" o rito fica mais cheio de mistério ainda, onde para impor a prática da "não vaidade" entre os adeptos, se estabelece que ao dizer ao iniciado que ele supostamente teria "se ocupado no santo", ele ficaria louco! Evitando assim que o adepto tivesse conhecimento, explanasse ou alguém pudesse lhe contar. Particularmente concordo e acho válido o zelo de nossos ancestres pelo exibicionismo da vaidade, neste ponto da "ocupação no santo", os dias atuais e suas disputas evidenciam e comprovam bem isso. Só trago em pauta para destacar o fato da forma imposta e a desinformação dos adeptos em alguns ritos.

     Por outro lado, no Candomblé não se tem estes mesmos ritos, ou mitos, seus iniciados podem saber sobre o ato de "bolar/cair no santo", ou se "ocuparem", como chamamos no Batuque. Seus respectivos Orixás utilizam de seus espelhos (abebés) e se admiram conforme sua mitologia reza. Único ponto de convergência entre os ritos do Batuque e do Candomblé, é a questão do resguardo quanto ao uso do espelho (digi), quando o filho está "recolhido", de "obrigação com seu santo", que acredito partir da mesma concepção da privação a vaidade terrena.

    O que fica claro que no Batuque temos uma cultura muito "cerrada", onde figuradamente falando, "pau é pau" e, "pedra é pedra", sem flexibilidades em suas condutas. Que neste caso a palavra "flexibilidade" seria mais adequada usar "sem entendimento de causa". Muitos Babás/Yás se quer sabem a real motivação de seus mitos, mas executam, pois assim aprenderam e ponto final (cerrado)! Muitas culturas impostas não são discutidas, não são estudadas, para assim poderem ser interpretadas de forma mais coerente. Jamais acharemos o "puro e verdadeiro" culto aos Orixás, pois somos dotados de uma cultura mista, formada por muitas diásporas, aliados as imposições católicas da época, a mescla cultural indígena e o período escravista. Ou seja, o Batuque, assim como o Candomblé, são religiões afro-brasileiras, não uma "cópia original" da identidade das religiões de matriz africana, que por sinal, também não são coesas entre seus inúmeros povos, reinos e tribos, junto de suas mitologias. 

    Contudo, o intuito deste texto é trazer o entendimento de que Oxum está dançando, se admirando, exibindo e jorrando seu puro axé de encanto, gratidão, leveza, doçura e beleza, muitas vezes acompanhada, além de seu espelho, com seu abebé, seu perfume e suas flores, quando manifestada. Ela não está refletindo a maldade ou feitiço (ajé/afofô) de ninguém, pelo contrário, Orixá está abençoando seu xirê, abençoando sua família (Ẹgbẹ́), expelindo o mal através do bem. Absorvam estes momentos "mágicos" e se desprendam das "viseiras", isso é o verdadeiro axé de Oxum!   


Ore Yeye Ó! Fiderioman! Yá mi Oxum!    


Axé!


Pai Daniel de Oxum



*imagem ilustrativa, retirada da internet (Google).

terça-feira, 24 de outubro de 2023

2023 - O Ano dos Finais de Ciclos



    Conforme minhas previsões, alertei sobre o ano de 2023, que seria de muitos finais de ciclos, em ambos aspectos. Vejamos um resumo até aqui... 

    Oxalá, nosso Orixá funfun (do branco), sincreticamente associado a Jesus, no catocilismo, se manifesta através da paz, verdade, clareza e humanização. "Arrancando máscaras", revelando o que esta escondido ou subentendido, trazendo a verdadeira face e intenção de cada indivíduo. E não se enganem, não estou me referindo apenas aos relacionamentos amorosos, mas em todo e qualquer relacionamento interpessoal, inclusive familiar e profissional. O que não é "verdadeiro e puro" não se perpetua perante este Orixá.

    No mesmo contexto, Oxalá é o começo e o fim, e em 2023 traz o final do ciclo das águas e dos Orixás supremos, que iniciou se em 2021, com Yemanjá. Contudo, muitas mortes em massa irão ocorrer ainda, até meados de Abril de 2024. Hoje estamos vendo a força da natureza, através das águas, cumprindo esse papel. Mas não será este o único fator de risco que se propagará, guerras e conflitos estão ganhando forças. É o ato da ação e reação, a cobrança e transformação divina necessária para nosso processo de evolução, que nós "terrenos", ainda não obtivemos o devido entendimento.

    O ser humano precisa aprender a não se lamentar de "barriga cheia" e não fazer pré-julgamentos, a ser mais humanitário. É preciso entender que Deus sinaliza o melhor caminho para todos nós e caberá a sua dádiva do livre arbítrio enxergar, aceitar ou não. Devemos parar de colocar nossa fé sob ataques de questionamentos, acabando por misturar os atos e consequências de suas escolhas, "incriminando" seu crédulo. É o ano de separar o "joio do trigo", testando sua proximidade com Deus e seu propósito nesta Terra, independente de religião, pois lembre-se, Deus é único. Seja ele Jehovah, Olodumare, Zambi, Mawu, Alláh, dentre outros, cada um dentro de sua concepção e cultura.

    Muito alertei sobre os índices dos crimes passionais, os feminicídios. E em alguns Estados apontam altas descomunais, o tema preocupa autoridades brasileiras, conforme noticiado na Rádio Senado e no G1. 

Endereços das notícias:

https://www12.senado.leg.br/radio/1/conexao-senado/2023/07/05/aumento-do-feminicidio-no-brasil-preocupa-autoridades-brasileiras

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/08/21/feminicidio-cresce-34percent-no-1o-semestre-deste-ano-no-estado-segundo-ssp-agressao-ameaca-e-medidas-protetivas-tambem-tiveram-alta.ghtml

    Um fator importante, que segue na linha de raciocínio das percas em massa e distúrbios psicológicos... Quantas crianças foram mortas entre 2022 e 2023? Quantas creches e escolas sofreram atentados ou ameaças? Cenas que se tornaram partes do cotidiano no Brasil, que antes eram apenas vistas em outros países. O cuidado com as crianças, e a estafa mental nos seres humanos, vem sendo citados em minhas previsões, destacadamente, desde 2021. Índices que vem se alardeando desde então. Conforme reportagem da BBC News Brasil, o número de ataques as escolas já superam os últimos 20 anos, segundo pesquisadores. Enquanto o Lemond Diplomatique Brasil destaca que: "Criam-se novos termos para alegar estafa mental – como a Síndrome de Burnout. Começam a aparecer em nosso dia a dia inúmeras pessoas diagnosticadas com depressão, ansiedade, transtorno do espectro autista (TEA), TDAH...". 

Endereços das notícias:

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cn0610zm35vo

https://diplomatique.org.br/a-evolucao-de-genes-anticapitalistas

    Aos que me acompanham sabem, gosto de mostrar os índices, confrontar com o que foi previsto, e os mesmos não me deixam mentir. Até Dezembro estarei postando as previsões completas para 2024, segundo os Orixás.

    Por fim, dentro do contexto deste ano de Oxalá, onde devemos separar o "joio do trigo", gostaria de deixar um apelo... Vejo cada dia mais surgirem inúmeros "religiosos", "bruxos" e "videntes" nas redes sociais, crescendo descomunalmente, e com "zero conteúdo". A grande maioria pegam notícias do Google e jogam nas redes como se fossem suas previsões! Diariamente mencionando "previsões" de famosos, muitos sem fundamento algum, apenas pela insana conquista de "likes" e "seguidores", sem contar o retorno da cobrança para a suposta "consulta espiritual" com os mesmos. Quase sempre misturam mais de uma crença, oráculo e tradição, para se passarem por "entendidos" e "poderosos", onde se quer foram iniciados nestas culturas. Tenham muito cuidado ao dar "ibope" a estes falsos "videntes", "bruxos" e afins, estas "pessoas" nunca terminam bem. Como eu digo, Xangô (justiça) é pra todos, e o nome disso é charlatanismo, enganação, um crime previsto na lei.


Um bom axé a todos!


Pai Daniel de Oxum



*imagem ilustrativa, retirada da internet (Google).

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Previsões 2023

Primeiramente, gostaria de pedir desculpas pelo atraso desta publicação. Aos que acompanham meu trabalho sabem que sempre por volta de Novembro e Dezembro do ano corrente lanço as previsões do ano seguinte. Porém com os afazeres religiosos e atendimentos fiquei impossibilitado. O que por sinal, agradeço a Olodumare (Deus) e Oxum pelos trabalhos e conquistas em 2022.

Até 2024 pretendo iniciar um trabalho no Youtube, um canal para gravação dos vídeos com minhas previsões, mas não organizei o formato ainda, estou me familiarizando com a ideia! Por enquanto, seguimos na escrita, onde mais me identifico.

Antes de adentrar nas previsões, quero expor uma pauta, ou até mesmo, uma possível reflexão, sobre previsões mediúnicas. Estou há algum tempo para escrever, mas creio que o momento sugere esse tópico.

Muitos nos chamam de médiuns, uma das denominações mais comuns. Mas de fato você sabe o que é um médium, vidente?! Em resumo, o médium na "teórica" deve ter um grau "avançado" ou "privilegiado" de contato com o mundo espiritual, recebendo informações sobre pessoas, fatos ou situações desconhecidas pelo médium, que estão acontecendo ou que irão acontecer.

Vale lembrar que essa é uma graça, dádiva divina, que nos foi incumbido por Deus, o dom na terra, em nosso plano terreno. Este dom pode ser manifestado em diversas crenças ou até mesmo em uma pessoa sem uma doutrina religiosa específica. Podendo "despertar-se" em qualquer fase/idade da vida da pessoa agraciada. No meu caso, a maior parte de minha vidência vem através do oraculo dos Orixás, o "jogo de búzios" (Ifá). Mas não necessariamente necessito dos búzios para revelar algo, recebo "avisos ou revelações" de meus mentores espirituais ou espíritos desencarnados. Enxergo espíritos desencarnados desde minha infância. E na prática existem muitos graus de mediunidade, que em algum momento da vida irá se apresentar. Neste tópico em questão estarei pautando mais sobre a "mediunidade vidente".  

Na grande maioria os médiuns são "rotulados" pelos percentuais de acertos, de 00 a 100%, aos olhos do povo, curiosos e adeptos. Uma das mais aclamadas médiuns, você já deve ter ouvido falar, é Baba Vanga, conhecida mundialmente. Baba Vanga detém 85% de assertividade em todas as suas previsões realizadas. Porém o que poucos sabem, é que este percentual de acerto é dom para poucos videntes.

Você deve estar se perguntado, mas teoricamente não deveria ser 100% de assertividade?!

Não, na prática não é assim que funciona! Entenda, Deus nos deu este dom, mas jamais tirou de nós, seres humanos, o poder do livre arbítrio. Posso "ver" hoje uma pessoa atravessando a rua e sofrendo um acidente nos próximos dias. Mas o que impede de ela ter mudado seu percurso, neste caso, chamamos de "seu destino", e ter seguido por outra rua, na qual não lhe implicará nenhum acidente. Neste caso a pessoa usou de seu livre arbítrio, ou até mesmo, obteve uma ajuda espiritual, que a livrou do perigo. E isso torna este vidente negligente?! Obviamente que não, por uma questão clara, o livre arbítrio aliado as "energias" e "merecimentos" de cada ser humano. Que em outro momento adentrarei mais sobre este assunto. Por isso, médiuns com este percentual de 85%, são de fato, aclamados.

Claro que hoje nos deparamos com inúmeros médiuns, das mais variadas crenças, basta entrar em qualquer plataforma de compartilhamento de vídeo que você verá diversos canais. Mas precisamos saber separar o "joio do trigo". Hoje existe uma verdadeira "salada" de supostos "médiuns", misturando crenças e tradições que se quer detém o conhecimento. Sinceramente, vocês acreditam que nosso plano espiritual seria tão "egoísta" a ponto de privilegiar apenas os "famosos" junto de nós médiuns videntes? Certamente que não né! Desconfie de "videntes" que só recebem "visões ou avisos" unicamente sobre famosos e pessoas renomadas. Ou pior ainda, sobre fatos ou situações que já estão ocorrendo ou se teve notícia do fato recentemente, que se torna clara a "vidência", neste caso, a suposição. Busquem a fundo e tentem identificar qual percentual de acerto do mesmo. 

Existem ainda aquelas pessoas que recebem um aviso do plano espiritual, não necessariamente sendo um "médium vidente". Até mesmo através de um sonho, sobre algum fato drástico que esteja por vir e acabam acertando, ou seja, acontecendo de fato. Porém, depois da repercussão positiva e rentável do acerto, seguem nas redes e mídias "profanando" uma série de "vidências", onde nenhuma se torna concreta! Onde a pessoa em questão foi agraciada com um único aviso, apenas isso, mas não que seja um "promissor vidente". 

O ponto principal que devemos ter em mente é que não receberemos informações únicas e exclusivamente sobre famosos, artistas ou pessoas renomadas. Essa conduta foge de todo e qualquer princípio básico de Deus. Afinal, somos todos irmãos, filhos de um único pai. Isso é a prática do "dinheiro a qualquer custo", que brinca com a crença das pessoas, em busca de "likes" e seguidores.

Pra quem acompanha meu trabalho, dos clientes mais próximos aos que me procuram via "online", no Brasil e exterior, sabem que repasso no mínimo 80% de assertividade em minhas consultas, para as respostas de suas perguntas. Obviamente que pode mudar algum coisa, pelos fatos mencionados acima, onde estes 20% percorrem da diferença do que menciono ou prevejo. Firmando que o astral também muda seu curso, quando necessário!    

Lembro que estas previsões são pautadas na consulta ao oráculo dos Orixás, onde passo rapidamente por alguns tópicos do país e do mundo. Mas principalmente, da fragilidade e positividade que o novo ciclo trará na vida da grande maioria das pessoas do país e do mundo.

Convido que façam uma retrospectiva de minhas previsões, pontuem os acertos e observem as mudanças. Visando as pessoas que não acreditam em médiuns e suas mensagens recebidas. Obviamente, hoje em dia, como relatei, tantos charlatões espalhados, fica cada vez mais difícil. Mas visando principalmente este público descrente e firmando minha credibilidade, faço este convite. 

Vamos lá...

O ano de 2023 é regido por Oxalá. Onde ao final, se fechará um ciclo de três anos regidos pelo elemento água (2021 - 2023). Que na prática nos trará mais um ano com grandes problemas oriundos da água, em sua natureza. O que já estamos constatando nos noticiários. Porém, infelizmente, demais Estados e países ainda serão assolados pela destruição das águas no decorrer de 2023. 

Mais um ano onde a estafa mental estará em pleno vapor. Stress, melancolia, depressões, suicídios e crimes passionais, ganharão grandes destaques em todo 2023. Teremos muitos desencarnes ainda, em grande escala (grupos), pois este ano trás o fim de um longo ciclo de aprendizagem (2018 - 2023), muitos espíritos findando sua missão, para o recomeço de outros (2024 - 2028), em suas diversas fatalidades.

Ano passado pedi que zelassem de nossas crianças. E persisto, atrelado as fragilidades mentais que estarão impulsionadas ainda em 2023. Assassinatos, desaparecimentos, estrupo e suas intercorrências... 

A reconstrução pós pandemia se iniciou a passos lentos em 2022, pois o ser humano, contudo, ainda tem dificuldades de entender o verdadeiro propósito de existência. E 2023 ainda vem trazendo "a conta" da devastação global, restaurando seus pilares. E reforço, a doença ainda seguirá sendo a maior lição espiritual de aprendizagem, pois ela toca na dor mais profunda e no desconhecido (a morte), do ser humano. Seguirá ensinando no próximo ciclo (2024 - 2028), destacando 2025 para grandes acontecimentos, que repercutirão até 2028... 

Ou seja, 2023 o plano astral de reconstrução da humanidade segue em fase de reestruturação (palavra chave) ainda, iniciando assim, em 2024 o novo ciclo próspero. Um ano com energia paterna, o fim do ciclo vem com total força e poder de observação de conduta através de nosso "Pai" maior, o criador e seu filho Jesus. Suas atitudes serão o seu reflexo no decorrer de seu 2023. Ao fim do dia, quando a lua nascer, será o ponto de maior força do seu dia. Impulsionado pela energia da lua e das estrelas, astros que regem e dão grandeza para este ano. É o ano da gratidão, da misericórdia e da sabedoria. Seja um ser humano melhor, exerça o bem, busque evoluir espiritualmente, pratique a reciprocidade e será agraciado. Ao contrário, não espere muitas mudanças em sua vida. 

Ano indicado para estruturar, por em prática e se dedicar a projetos profissionais e educacionais (estudos), para em 2024 obter suas ascensões. São os planos que esboçamos no papel em 2022, que ganharão uma forma em 2023.

Sendo um ano ótimo para se planejar uma troca de moradia ou veículo, adquirir novos bens. Porém leia com atenção, "planejar" e não "realizar". Deixar tudo estruturado até o final de 2023, para concretizar no primeiro trimestre de 2024, que será um ano propício a novas aquisições de bens.

Aproveite o poder da misericórdia e sabedoria exercido neste ano para ajustar e controlar suas emoções, que estarão ainda sensíveis. É o ano de respirar fundo a cada obstáculo, a cada conflito, e "contar até dez", agindo assim, com sabedoria, usando da razão. Pois a explosão no fogo da emoção só lhe trará mais prejuízos.

2022 por seu um ano onde tivemos a forte influência do metal ouro, a vaidade e o luxo, foi um ano onde muitos gastaram além do que poderia. Foi o ano de comprar primeiro e ver a fatura depois! Levando muitas pessoas a encerrarem 2022 bem endividados! Por outro lado, 2023 traz o metal prata, que remete a reflexão, ao autocontrole. Tendo mais sensatez em seus gastos e atitudes. 

O setor político e financeiro seguem sempre de "mãos dadas", e passam pelo período energético do ano, a reestruturação. Estamos vendo grandes grupos comerciais encerrando suas operações, é um período de realocação, trata-se de mudanças. Novas compras e distribuições, grupos maiores "absorvendo" grupos menores. Dez lojas abertas, virando três, mas tudo reflexos ainda da pandemia e suas estratégias para se manterem "vivas" no mercado. Atrelado ao fato do comércio sentir na "pele" a necessidade de mudança, para não morrer com a era digital. Até mesmo o dinheiro, de espécie, hoje se adquiri virtualmente, as criptomoedas. E acreditem, todas estas transformações, irão ceder cada dia mais espaço para a modernidade, que vem em uma crescente silenciosa. Precisamos aprender e libertar-se do medo, para galgar o novo, ainda estamos evolutivamente muito atrasados. Por mais tradicionalista e cético que você seja, isto irá acontecer em um futuro bem próximo.

Porém enquanto alguns setores comerciais caem, outros crescem. Já perceberam quantas farmácias, somente no seus arredores, foram criadas nos últimos 12 meses?! Algumas né?! Observem nos demais bairros, certamente verá mais, a cada dia mais... A demanda por medicamento vem aumentando, a expectativa de vida hoje é maior. A grande tendência do Brasil é termos mais idosos do que jovens, assim como em alguns países asiáticos. Um grande indicativo positivo da qualidade de vida atrelada a evolução da nossa medicina. E assim por diante, em seus diversos setores econômicos, que poderíamos explanar.

Citei alguns exemplos justamente para fazer entender a palavra chave potencial do ano, a "reestruturação", ressignificar. Ajustar-se ao novo, mudar!

Muitas "publicações" de "videntes" estão surgindo sobre o presidente Lula. Muitos afirmando plenamente que o mesmo morrerá, sendo através de atendado, não encerrando seu mandato. Em minha consulta sobre Lula, não vi morte, enxerguei problemas oriundos de saúde, cuidados com sua saúde, mas neste momento, nada que o impeça seu mandato ou ceifando sua vida este ano. Veremos nos próximos anos, conforme as próximas previsões. Se Lula souber transformar a energia do ano a seu favor, terá tudo para trazer o progresso novamente ao Brasil. Quanto a Bolsonaro, vejo problemas judiciais graves eclodindo, referente ao seu mandato presidencial, principalmente entre os anos de 2024 e 2025, "respingando" inclusive em toda família. Bolsonaro tem grandes possibilidades de ser condenado e até mesmo preso. Será cada dia mais abandonado por seus "parceiros políticos", que estarão aderindo as novas propostas da atual presidência, para se manterem "na vitrine".   

Como faço, na grande maioria das previsões, alerto sobre os riscos e conflitos dos religiosos e seus respectivos Orixás de Eledá (cabeça). Para 2023 os filhos dos Orixás de "frente" ou "guerra", tais como, Exú/Bará, Ogum, Xangô e Obá, são os que deverão ter mais atenção em seu caminho e conduta. Em suas diversas situações; saúde, amor, emprego, dinheiro, etc.

E para encerrar, uma dica! Não use roupas escuras, principalmente pretas ou vermelhas, ambas são energias adversas para 2023. Abuse da cor branca e faça valer seu descanso no domingo, evite esforços neste dia, respeite! O número da sorte é o 08, e seus múltiplos.


Um bom axé!



Pai Daniel de Oxum