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domingo, 20 de agosto de 2017

Orixá Òsányìn/Ossain/Ossanhã, Àrọ̀nì/Aroní e Agué



    Dia 16 de Agosto é o dia de São Roque, no Batuque RS, em minha tradição Jejê-Ijexá, é sincretizado a Òsányìn/Ossain/Ossanhã, senhor das insabas (folhas), misterioso, que ronda pela noite solitário. Junto de Àrọ̀nì/Aroní e do Vodun Agué fazem parte do grupo dos espíritos das florestas. Ligado aos feiticeiros ancestres, detentores e protetores dos segredos das florestas, sua natureza e tudo que habitam nelas. Por ser responsável pela perpetuação, Aroní é chamado de Olóbìkí (senhor que lança as sementes). Ele de fato é o Orixá de uma perna só, que utiliza de um cachimbo e, não Ossain! Mestre das florestas impenetráveis, alguns ancestres atribuem o carvão como seu mineral de poder e magia. No Batuque Aroní e Agué foram aglutinados ao culto de Ossain, assim como ocorreram com outros Orixás no Batuque e no Candomblé, o que acabam por confundir alguns adeptos. O Vodun Agué, provem da família do Vodun Sapaktá (Jejê/Fom), no qual se atribuiu ao culto de Ossain o poder da terra, da medicina (curandeiro), da caça, da fartura, trazendo abundância aos seus devotos e, do instinto protetor e guerreiro, características fortes de Agué. Vodun este, que traz características muito próximas aos Orixás (Yourubás): Odé, Ogum e Xapanã.

    Acredita-se que a força de culto e iniciação aos filhos de Ossain, no Batuque e Candomblé, tenha surgido a partir desta fusão com Vodun Agué. Pois em grande parte da Nigéria, não existe iniciados em Ossain e Aroní (Yourubás). Ambos são tido como espíritos guardiões, detentores dos segredos das folhas e ervas, onde os anciões que detém seus conhecimentos, fazem seu uso para ajudar sua comunidade e seus ritos. Ao contrário do Vodun Agué (Jejê/Fon), que tem seus vodunsis (iniciados/consagrados).   

    Tornando assim, Ossain no Batuque, o mestre e detentor dos segredos das folhas e ervas, onde traz junto de sua inseparável cabaça (àkerègbè). É o curandeiro, feiticeiro solitário, provedor de fartura e abundância, para aqueles que buscam seu auxílio. Sua importância é fundamental nos ritos africanos, desde um simples ritual de iniciação até o assentamento de um Orixá começa com a licença e o uso de suas ervas. Liberando as propriedades mágicas das folhas nos rituais dos Orixás. Com influência do Vodun Agué, Ossain rege a agricultura. No orumalé divide com Xapanã/Sapaktá o axé sobre a saúde física e as deformidades, o que lhe concedeu o título de "médico dos Orixás". Já com Oxum Demum/Ademum/Ìjimu, divide o axé sobre a riqueza do dinheiro de papel e a abundância. Não confundir com moeda (aço) corrente! O coqueiro é a árvore consagrada a este Orixá, bem como, o cágado, a tartaruga e o galo polaco/pescoço pelado são seus animais sincretizados. Seu dia da semana é segunda-feira e sua cor é o verde e amarelo. 

Ewé ô - Ewé assá! Ossain! Ewé ô Aroní! Ewé ô Agué!


Axé, Pai Daniel de Oxum.



*imagens meramente ilustrativas, retiradas da internet (Google).

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